terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Texto de Merda

A imagem chama atenção, atrai, estimula o desejo, mas ainda sou daqueles que acham que um bom texto é a melhor coisa de um grande anúncio. Minha analogia é com a pessoa humana. Pode ser linda, ter corpão, transpirar sensualidade. Se não for boa de papo, não tiver carisma, sutileza ou descontração no falar, perco o interesse.
Buscando referências na internet me deparei com este anúncio abaixo, que indica o patrocínio da Nissan ao Festival de Teatro de Curitiba. Há muito não leio um texto tão gostoso em anúncios. Despretenciosamente cativante.


Clique aqui para ler melhor o texto.

O anúncio foi criado pela Lew'Lara/TBWA. A bela redação é de Toni Fernandes e Lucas Arantes, a direção de arte, de Leonardo Claret, Denon Oliveira e Rafaela Teixeira, com direção de criação de Jaques Lewkowicz, Manir Fadel e Mariana Sá. Muita merda a todos os envolvidos.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Há Vida Após Um Prêmio

Não basta ser criativo. Não basta ter aquela sacada. Não basta ter a ideia que todos gostariam de ter tido. Pra colocar um prêmio publicitário na estante, amigo, você precisa de muito mais. A primeira coisa é acreditar na sua ideia. Depois, muita perseverança. Não pode faltar poder argumentativo. E o amor pelo que faz, claro, é essencial. Só assim você vai conseguir encarar o falso desprezo de um colega invejoso, o "dá pra melhorar" do diretor de criação, a desconfiança do atendimento, a descrença do cliente, os problemas com a produção e a ferocidade dos jurados.
Para divulgar o festival do seu 37º anuário, o Clube de Criação de São Paulo fez um filme que mostra uma analogia com toda essa odisseia de um criativo em busca do seu prêmio. Vale a pena prestar a atenção na qualidade da animação e no tom divertido que eles conseguiram dar a uma história tão "trágica".



Todo realizado em 3D e animação, o filme "Gold Magic" foi produzido pela Prodigo, com som da Punch. A criação é da BorghiErh/Lowe.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Obsessão Publicitária

Já tem um tempo que não posto nada aqui. Muitas vezes fico me perguntando se ainda vale a pena, se alguém lê, se as redes sociais já fazem o papel de um blog e... Enfim, penso tanto que não posto nada. Mas, vamos lá, ano novo começando, dá aquela vontadezinha de mostrar coisas legais, mesmo que seja para quase ninguém. Hoje, circulando pela internet, encontrei uns vídeos que têm tudo a ver com criatividade publicitária. Um festival de publicidade de Dallas, nos Estados Unidos, resolveu usar a obsessão que criativos têm em relação à profissão para divulgar o evento. Dtesto ter que admitir, mas nós, publicitários sabemos ser bem chatos mesmo. Seguem os vídeos:









Legal, né? Eu gostei. E gostei de voltar a usar esse espaço aqui de novo. Prometo voltar mais vezes. Prometa também, vá.