Como este é um assunto muito recorrente em minhas aulas, nunca é demais comentá-lo aqui no Cria. Antigamente, na televisão, programa era programa e intervalo era intervalo. Mas aí inventaram o controle remoto. Graças a este aparelhinho, diminuiu, e muito, o número de pessoas que continuavam ligados no canal durante o break comercial. Ficou mais fácil dar uma olhada na programação das outras emissoras. Ficou menos trabalhoso ter que suportar aquele blá-blá-blá de anunciantes. Para resolver este probleminha, os anunciantes, veículos e agências de publicidade criaram o "Product Placement", técnica que prevê inserção de marcas e/ou produtos em cenas de novelas, séries e filmes, comumente chamada no Brasil de merchandising.
Hoje, a realidade é bem diferente. No lugar de 5 canais, temos mais de 50 e ligar a TV para "zapear" virou um programa com muitos adeptos. Os anunciantes tiveram que se mexer de novo. A bola da vez é o desenvolvimento de conteúdo. A marca não entra em uma determinada novela, série ou filme. Ela desenvolve este tipo de conteúdo e tem total controle sobre a demonstração da utilização dos seus produtos. Tudo de uma forma muito sutil e discreta. O nome da nova técnica é "Branded Content" e já tem um novo exemplo no Brasil.
Trata-se da série "Tô Frito", da Nestlé, que terá 9 episódios exibidos na Band e na MTV. O vídeo abaixo, postado pela M&M Online explica melhor.
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