É, no mundo real problemas existem. E, muitas vezes, insistem. Tem problema de saúde. Problema financeiro. Problemas de relacionamento. Problema que aparece. Problema que a gente inventa. Problema necessário. Problema merecido. Problema que vem pro bem. Problema só de azar. Tem problema que chega e passa. Problema que vem e fica. Problema que estressa. Problema que alivia. É, no mundo real problemas existem. E, muitas vezes, insistem. E não é só a gente que tem problemas não. Marca tem problema. Empresa tem problema. Loja tem problema. Produto tem problema. Serviço tem problema. E pode ser problema técnico. Problema comercial. Problema de marketing. Problema de comunicação. É, no mundo real problemas existem. E, muitas vezes, insistem. E solução, será que tem? Tem. Pra cada tipo de problema, um tipo de solução. Tipo assim, nascidos um para o outro, feitos sob medida, encaixe perfeito, coisa e tal. Mas solução exige idéia. E pra ter idéia, é preciso ter criatividade. Ou seja, a criatividade é filha do problema com a idéia. É, no mundo real, criatividade existe. E, algumas vezes, insiste. Tem telefone. Depois telefone sem fio. Depois celular. Tem televisão. Depois controle remoto. Depois TV Digital. Tem instrumento musical. Depois CD. Depois MP3. Tem charrete. Depois mobilete. Depois carro conversível. Tem carta. Depois e-mail. Depois Twitter. É, no mundo real criatividade existe. E, algumas vezes, insiste. Lembra do problema de comunicação? Pois é, casou com uma idéia genial e tiveram uma linda filha: a criatividade publicitária. Nasceu maravilhosa. Tem originalidade na cabeça. Um corpo bem adequado e membros pra lá de pertinentes. Está sempre chamando atenção, despertando desejos, criando convicções, motivando ações, ganhando prêmios. É, no mundo real, criatividade existe. E, algumas vezes, insiste. A criatividade publicitária gosta de trabalhar. Diz que se parar perde a forma, enferruja, fica ultrapassada. Criatividade não tem hora pra sair do serviço. Nem pra chegar. Aparece de madrugada. Na hora do banho. Na praia. No elevador. Criatividade publicitária gosta de bater um papo, trocar uma idéia, sempre em dupla. É, no mundo real criatividade existe. E, algumas vezes, insiste. A criatividade publicitária tem como parceiros mais usuais duas figuras bem interessantes. O redator e o diretor de arte. O primeiro faz títulos, textos e roteiros para rádio, televisão e cinema. O segundo desenvolve conceitos visuais, cria layouts, cartelas e story boards. Os dois juntos vivem conversando, concordando, discordando, elogiando, criticando, sempre querendo saber onde foi que a danada da criatividade publicitária se escondeu. E quando ela aparece, os três juntos desenvolvem caminhos, linguagens, conceitos. Que vão aparecer em peças e campanhas. Que vão ganhar vida em aparelhos de televisão, rádios, outdoors, revistas, jornais. Que vão influenciar, convencer e persuadir pessoas. Que vão comprar produtos, serviços e idéias. Que vão trazer retorno para fábricas, empresas e lojas. Que terão seus problemas de comunicação resolvidos e no final de tudo poderão dizer: boa propaganda!
É, no mundo real problemas existem, criatividade existe. E alguns insistem, outros resistem, muitos desistem. E aí, qual é a sua?
Nenhum comentário:
Postar um comentário