terça-feira, 18 de agosto de 2009

Redes Sociais em Números




Muito tem se falado a respeito da utilização das Redes Sociais da Internet como estratégia de comunicação de marcas. A verdade é que o assunto ainda é novo, os cases de sucesso são raros e ninguém sabe muito ainda o que fazer para transformar internautas em embaixadores de marca.
Semana passada, Mark Zuckerberg, CEO da Facebook, esteve no Brasil para um evento fechado na Fundação Getulio Vargas. Além de fazer muita propaganda da sua empresa e dizer que o social marketing (marketing de redes sociais) funciona mais e melhor que o search marketing (marketing de busca), o evento revelou números interessantes. Vamos a eles:

> O Brasil tem 65 milhões de internautas. Cerca de 49 milhões estão nas redes sociais;
> O Facebook é o maior site de relacionamento do mundo, com mais de 250 milhões de usuários ativos;
> No Brasil, o facebook obteve crescimento de 133% este ano, mas o número de usuários ainda é pequeno: 1,3 milhão;
> O Orkut é o site de relacionamento mais usado no Brasil. São mais de 24 milhões de inscritos;
> O microblog mais famoso do mundo, o Twitter, alcançou, em junho deste ano, o total de 44,5 milhões de visitas únicas em todo o mundo, um crescimento espantoso de 1.460% em relação ao número de visitas até junho do ano passado;
> A importância do uso das redes sociais em estratégias de comunicação é reforçada por dois dados de uma recente pesquisa da Nielsen, que ouviu 25 mil internautas: 90% deles confiam na recomendação feita por amigos e 70% deles confiam nos sites das companhias.
> O problema é o WOM, o boca a boca da internet. Se a marca vacilar, o poder de destruição de um único internauta pode ser devastador.

Mesmo com tantos dados, uma questão continua sem resposta: como usar as redes sociais da internet para construir cases consistentes de marcas. Alguma ideia?

2 comentários:

Fernando Petersen disse...

Por muito tempo utilizei o Orkut como principal ferramente de divulgação de eventos. É MUITO mais eficiente que mailling, panfletos e cartazes. Parei de utilizar porque o sistema do Orkut se aperfeiçoou e atualmente está bem complicao se divulgar algo por lá. Por diversas vezes eu consegui "burlar" o Orkut e "propagar idéias", mas no sistema atual, ainda não consegui divulgar em massa.
A algum tempo, fiz uma pesquisa para saber por onde os adeptos da música eletronica ficaram sabendo de certas festas. Impressionando que em mais de 85% dos casos, o Orkut foi o meio em que a pessoa ficou sabendo.

Mário Garcia Jr. disse...

Pra evento funciona mesmo, é espantoso! Mas, pra construir marca é um pouco mais complicado. Vamos tateando, errando e aprendendo...