terça-feira, 15 de março de 2011

Visão do Autor

O objetivo da Bahiatursa era valorizar o baiano, aumentar sua auto-estima, preparar a população para receber bem os turistas. Tava no briefing, acabou no filme, já comentado aqui. Como tem que ser. Mas Marcos Freitas (diretor) e Douglas Machado (fotografia) queriam mais. Aliás, querer mais é típico de quem é de fora e chega à Bahia. Nenhuma novidade para a dupla, acostumada a gravar por aqui. Marcos Freitas, inclusive, com um filho baiano.
Mas havia algo diferente no briefing, na intenção, no jeito de fazer. Havia algo diferente no ar da Bahia por aqueles dias. Queríamos algo mais íntimo, verdadeiro, que mostrasse baianos reais e captasse, com sinceridade, a emoção do turista ao visitar a boa terra.
E foi aí, que os nossos diretores piraram. Depois de fazer as cenas propostas pelo job, eles colocavam a câmera na mão e passeavam pelo set, cheios de ideias na cabeça. Foi tanto material gravado, que a hora da edição foi a mais dolorosa. Comprimir tanta emoção, tanta espontaneidade, tanto sentimento em tão pouco tempo é sempre muito difícil.
Mas, enquanto produzia o filme da Bahiatursa, Marcos Freitas criava outro em sua cabeça. Com a sua visão, com a sua emoção, com o seu coração. Filme esse que ele, sempre muito generoso, fez questão de editar e postar em seu blog. Blog este, que faço questão de indicar. Sincera, verdadeira, intensa e cheia de emoção. Clique aqui para ver a versão do diretor. Ou a visão do autor, como prefiro chamar.

Nenhum comentário: