terça-feira, 17 de maio de 2011

Imbróglio, Emboscada ou Esperteza?

A tática não é antiga, mas também não podemos dizer que é o que existe de mais moderno na comunicação. Funciona assim: você cria presonagens fictícios e dá vida a eles na internet, através de redes sociais, blogs e sites de reprodução de conteúdo; Convida formadores de opinião da rede para gerar buzz sobre o assunto; Depois que todo mundo, ou boa parte dele, acha que sabe do que se trata, vem a campanha e revela toda a verdade.
Inteligente, divertido e bastante adequado. Mas, o que acontece quando um famoso programa de TV cai nessa história e convida as tais personagens fictícias como atrações especiais? Sem dúvida, seria a prova de sucesso incontestável da ação. Mas e se este mesmo programa tivesse um contrato de exclusividade com uma marca concorrente daquela que planejou e executou a ação?
Pois foi isso que aconteceu no Brasil, durante as últimas semanas, envolvendo o programa Pânico na TV, a cervejaria Ambev e uma novíssima marca de cerveja, a Proibida. A CBBP, cervejaria nordestina, lançou mão da tática já mencionada acima para lançar seu mais novo produto, criando como personagens da ação, duas mulheres europeias, supostamente tchecas. Esta nacionalidade foi escolhida porque a cerveja é feita com uma receita originária da República Tcheca.
O problema é que a "brincadeira" deu tão certo que o Pânico acreditou (será?) e chamou as Tchecas uma participação especial no programa. Participação esta que não chegou ao fim porque a Folha de São Paulo descobriu toda a história, contada neste vídeo abaixo.



Agora veja, no final deste post, o primeiro vídeo da Cerveja Proibida, que já está circulando na internet e tire suas próprias conclusões. Foi confusão mesmo? Foi uma emboscada da CBBP, que poderia ter alertado a galera do Pânico e não fez? Foi falta de ética? Ou tudo isso não passa de um plano ainda maior do qual não temos conhecimento? É, só com um engradado de cerveja do lado para continuar essa discussão.

2 comentários:

Cerveja disse...

Essa campanha já deu muito bafafa...
Particularmente, não gosto de manipulação descarada da mídia online, isso pode tirar o crédito de canais verdadeiros e sérios (tipo o do cerveja e esmalte).
Prefiro comunicação verdade...e não forjada...

enfim...

Primeira vez que entro aqui, não sabia que você tinha blog.

binho,
Alê
@CervejaEsmalte

Anônimo disse...

Rapaz...Complicado saber o q é certo e o que não é certo para ser utilizado num viral, nesse mundão da internet!
Como o próprio Alan falou no final do vídeo: "Pegadinha do Malandro!", quen quennn!!! kkkkk...

Mário, tenho certeza que isso pode ser um tema massa nas suas aulas, aliás pelo que me recordo de vc lecionando, já deve ter citado!!
Pois é um ótimo assunto pra ser discutido entre a turma, gera conteúdo, questionamentos,até mesmo polêmica e assim gera a velha e boa filosofia...Uma coisa levando a outra, enfim PENSAR no tema, pois a cada ano que se passar esta será uma forma viva de publicidade e entao, até onde poderá ir a ética em virais?!Ou melhor, existe ética nessa "nova" comunicação virtual?

Ih...pelo visto vou comentar sempre, adoro conteúdos divertidos mas que fazem RE-Pensar.

Abração,

Larissa Ramos.