Nos Estados Unidos, onde a indústria cinematográfica já está estabelecida há muito tempo, as produtoras e agências de publicidade têm uma relação de mercado bastante comum, na qual os filmes são tratados como produtos a serem lançados, consumidos e comprados. Mas lá, o mercado é tão grande que existem agências especializadas no assunto. Isso mesmo, só trabalham para cinema. O interessante é que, muitas vezes, os publicitários participam do desenvolvimento do argumento, da sinopse e até do roteiro. É muito comum, por exemplo, cenas extras serem criadas e produzidas só para aparecer nos traillers.
Aqui no Brasil, a história é bem diferente. Com pouco capital privado e uma dependência ainda muito grande dos incentivos do Governo Federal, o cinema tupiniquim não consegue se vender ao grande público, salvo honrosas excessões. Cartazes e moke-ups para salas de exibição são o máximo de peças que algumas produções conseguem fazer. Mas a história está mudando. No exemplo abaixo, vemos uma campanha que antecede o lançamento da película, uma novidade. Com criação de Renato Martins e Luiz Medeiros, da QG, as peças pedem patrocínio para o novo filme do diretor Afonso Poyart, que se chamará 2 Coelhos e terá como protagonistas, a atriz Alessandra Negrini e o ator Fernando Alves Pinto.
Uma ótima iniciativa que, esperamos, dê resultado. O cinema brasileiro merece e agradece.
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