terça-feira, 5 de abril de 2011

O Equilíbrio

A criação publicitária começou com redatores. Jornalistas e escritores, em sua grande maioria. Na década de 1970, começamos a trabalhar com duplas criativas. Surgiu a figura do Diretor de Arte. Que foi ganhando força nas décadas de 1980 e 1990 graças a uma sociedade cada vez mais imagética, pouco acostumada à leitura e muito entregue à correria do dia a dia. A ditadura da imagem chegou a colocar em cheque o papel do Redator Publicitário nas agências. Mas na última década, a publicidade voltou a se encantar com o texto. E também amadureceu. Deixamos de lado aquela discussão estéril sobre o que é mais importante: a imagem ou o texto; entendemos que tudo depende da adequação e começamos a praticar o equilíbrio.
Eu, redator que sou, adoro palavras bem colocadas, frases bem ritmadas, o sentimento de uma grande composição de sentenças. Na minha opinião, não há imagem que substitua um grande texto. Mas há imagens que casam muito bem com grandes textos. É o que acontece no filme abaixo, enviado pelo grande diretor e amigo Marcos Freitas. A criação é da Lápis Raro, com produção da Brókolis do Brasil, trilha da Oitava, arte de Aloísio Meireles, fotografia de Douglas Machado e direção dele, Marcos Freitas. A peça faz parte das comemorações de 40 anos da Unimed em Belo Horizonte e é sublime. Uma rara combinação de grande texto, grandes imagens e grandes interpretações. Um grande filme. Em apenas 60 segundos muito bem equilibrados.

Unimed BH 40 anos from marcos freitas on Vimeo.

Um comentário:

CONTTATOMIX INFO disse...

Gostaria de expressar a minha tamanha emoção ao assitir esse comercial e gostaria imensamente de parabenizar o criador e sua equipe.O ator conseguiu me fazer parar tudo e rever a minha vida toda nas suas palavras.Reverencias