terça-feira, 13 de outubro de 2009

Metáfora Visual

Quando pergunto aos meus alunos de Redação Publicitária o que é metáfora, a maioria responde dizendo que é uma comparação sem termo comparativo. Não está errado, mas é muito pouco para um estudante de graduação, né não? Por isso, insisto em explicar com exemplos que, na metáfora, existe uma transferência de significados com base na semelhança. Ou seja, numa frase qualquer, substituo um significante por outro que tenha características parecidas com as do primeiro.
A insistência nas explicações tem um sentido: metáfora é um dos recursos mais usados pelos publicitários para deixar a mensagem mais impactante. Vejam abaixo mais este exemplo de uso da Figura de Linguagem mais usada em nosso idioma.
Trata-se de uma peça da nova campanha de Mentos. Sem usar nenhum termo comparativo, os criativos Silvio Amorim, Thiago Cruz e Rafael Segri da Neogama BBH, dizem que a guloseima é como Nova Iorque. Neste caso, a metáfora é visual. Mas o objetivo é sempre o mesmo: tirar a ideia do lugar comum.

2 comentários:

Fernando Petersen disse...

Não sou o público alvo dessa mensagem! hehehe...
Não entendi muito bem o que eles quiseram associar...
Mentos seria tão duro quanto a "cidade de pedra"? Te deixa tão violento quanto Nova Iorque? Voce se torna um "novaiorquino" se consumi-lo?
...
Brincadeiras à parte, aos meus olhos, a mensagem não ficou muito clara e a associação não é tão direta... Quiseram eles associar o "crocante" aos edifícios, o "refrescante" ao parque e o linquido da goma de mascar o lago?

Mário Garcia Jr. disse...

É isso mesmo. Mentos é o Oásis de refrescância no meio de tanta confusão, poluição, stress... Mas você tem razão. As críticas são válidas e pertinentes.