quinta-feira, 4 de março de 2010

Devassa?

Esta semana, na matéria Redação Publicitária, estou falando sobre criatividade. É importante frisar, como faço, que em propaganda, não basta ser original. É importante ter uma mensagem adequada e pertinente. Hoje em dia, a maior preocupação de todo criativo é com a tal da pertinência. O mundo politicamente correto, na minha opinião, é muito chato. E o pior é que o Brasil, país feliz por natureza, está entrando na onda.
O último exemplo da chatisse foi a retirada do ar do filme criado pela Mood para a Schincariol no lançamento nacional da Devassa, marca carioca comprada pela empresa paulista há dois anos. O comercial estrelado por Paris Hilton foi retitrado do ar pelo Conar por ser considerado muito ousado. Será? Bem, a exemplo do que a AlmapBBDO já havia feito com um filme para o seu cliente Havaianas, a Mood também está veiculando uma resposta ao Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária. Veja os dois filmes abaixo e tire suas próprias conclusões.



2 comentários:

Fernando Petersen disse...

Lá vem mais censura! K K K (irônico)
Velho!! A propaganda de cerveja já é "poldada" pra caramba em relação a horário e o produto é destinado a adultos. Nela não tem nada demais que possa ofender a não ser os "assexuados"! hehehe...
Se não me engano, só poderia ir ao ar depois das 21h (ou estou enganado?)
Já tinha visto essa notícia e fiquei "p" da vida... (Fernando Petersen)

Gabriela Martinez disse...

Eu até entendi os argumentos, mas achei um pouco exagerado. Já tivemos comerciais muito mais ousados e degradantes para a classe feminina e nem por isso foram retirados do ar. Uma coisa certíssima que meu namorado, também publicitário, disse foi: Ora, sendo assim, vamos tirar também a Globeleza e todas as peladas que desfilam nas escolas de samba do ar, correto?
Acho que o grande problema da censura, para nós, é que ela acaba podando a criatividade. Então ficamos no "Essa ideia é boa, mas...será que pode?"