quarta-feira, 9 de setembro de 2009

2ª Resposta Certa - A Salvação dos Criativos

Todo semestre, passo algumas aulas falando com os meus alunos sobre a técnica da 2ª resposta certa, uma ferramenta sem a qual nenhum criativo sobreviveria. O princípio é muito simples. Na hora de vender um produto ou serviço, olhe para a cara dele e diga com toda a coragem: Isso não é isso!
A partir do momento em que se nega a primeira resposta, que é a mais comum, começamos a criar. Ora, se um telefone celular não é um telefone celular, ele é o quê? Criativo que não usa a técnica da 2ª resposta certa fica sem repertório e começa a se repetir. E repetição é o oposto da originalidade. E a originalidade é tudo o que buscamos. Sempre.
Vejam o filme abaixo criado para a lenda americana Cadillac. É um exemplo clássico de utilização da técnica mencionada. Ele foi postado no excelente blog Brainstorm#9 por Rodrigo Zannin. E eu adorei a frase que ele usa para justificar o post. Ele diz: "... estou colocando ele aqui simplesmente porque sou diretor de arte. Nosso trabalho é criar outras formas de se mostrar uma mesma coisa." Melhor que isso, só o filme.

Um comentário:

Unknown disse...

rpz é uma nave rs, muito bom o blog parabens e obrigado abç