quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Planeta Está Mudando. O Brasileiro Também.

Já se foi o tempo em que jornal era um impresso com mais de meio metro de altura, quase um metro de largura (aberto), que sujava os dedos e chegava diariamente aos domícilios de milhares de milhões de brasileiros. Hoje, graças à rede mundial de computadores, a venda dos diários caiu, mas a distribuição e a produção da informação ficou muito mais democrática. Eu busco conteúdo, tenho acesso às principais notícias do mundo, de graça! Eu gero conteúdo, posso exprimir minhas opiniões, falar sobre o que acontece na minha comunidade, protestar! Você também, qualquer um pode!
Alguns veículos ainda tentam viver como "antigamente", não evoluem, não têm uma percepção exata do movimento dinâmico e irrefreável que está acontecendo no mundo. Outros se transformam, trabalham as multiplataformas, mas esquecem de interagir. Mas também existem os veículos de comunicação que entendem o cenário e, não só usam as novas ferramentas disponíveis, como também incentivam a produção de conteúdo.
A campanha criada por Rafael Genu, Daniel Oksemberg, Carlos di Célio, Antonia Zobaran e Fernando Alan, da F/Nazca Saatchi&Saatchi para O Globo demonstra que mais um veículo entrou na era da construção coletiva. As peças chamam leitores a participar do desenvolvimento do jornal. O anúncio que ilustra este post é muito significativo também por outro motivo. Além de explicar a intenção do jornal, questiona paradigmas. E não existe momento melhor para se quebrar paradigmas. Então grite!

Nenhum comentário: