quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Você Não Vale Nada, Mas Eu Gosto de Você

Trata-se de uma grande, e boa, discussão: a publicidade influencia ou é mais influenciada pela sociedade? Talvez o mais coerente seja dizer que a publicidade usa influências sociais para influenciar pessoas. A linguagem publicitária é mestra em pegar algo que já virou ou está prestes a virar "moda", associar a uma marca ou ideia e devolvê-la em nova "roupagem" para os consumidores.
O mais novo exemplo está no novo filme da Caixa Econômica Federal que estreou ontem, 1º de setembro, nas TVs aberta e fechada. Com o objetivo de vender crédito para que as pessoas troquem aquelas peças e objetos que não valem mais nada, os criativos José Henrique Borghi, Erh Ray, André Pessoa e Gustavo Simões da BorghiErh/Lowe, decidiram usar a música "Você Não Vale Nada, Mas Eu Gosto de Você", da Banda Calcinha Preta, que está fazendo o maior sucesso na trilha da novela Caminho das Índias, da Rede Globo.
A técnica pode até ser manjada: música de sucesso, com apelo popular, associada a uma marca para vender um determinado produto ou serviço. Mas que funciona, funciona.


Fonte > Meio & Mensagem

Um comentário:

Fernando Petersen disse...

Para fixar uma idéia, temos que agir em setores propícios ("abertos") do nosso cérebro. Quanto maior a simplicidade, melhor a adesão à idéia. Uma fórmula simples com uma música mais simples ainda (musicalmente falando, pobre) associadas ao que está "na boca" do povo, não tem como dar errado... Quer dizer... só se a campanha for muuuito ruim. Fica muito claro que o público desejado é o de renda mais baixa e, o que é que esse publico NORMALMENTE ouve mesmo? rs